Você já percebeu como as pessoas dão e recebem amor de formas distintas e muitas vezes conflitantes?
Gary Chapman, autor do livro "As 5 Linguagens do
Amor" nos ensina sobre esse assunto com casos reais, exemplificando que
muitas vezes dominamos uma linguagem e nossos filhos, cônjuge ou amigos "falam"
outra. Isso ocorre porque aprendemos uma linguagem desde criança e nesta
linguagem que nos expressamos. A boa notícia é que podemos aprender outra
linguagem.
Você já
sabe qual a sua linguagem do amor? E a linguagem das pessoas que você ama?
1) PALAVRAS DE AFIRMAÇÃOSão palavras carinhosas, que demonstram atenção, consideração e cuidado com a pessoa amada. Por exemplo: Elogios verbais: "O jantar estava ótimo!"; Afirmações: "Essa roupa ficou linda em você!"; e Incentivos: "Fique tranquilo(a), vai dar tudo certo".
É quando se dedica um tempo exclusivo, ainda que pequeno, sem interrupções. Conversas de qualidade, um passeio na praça, um café em um lugar diferente ou até mesmo assistir um filme no sofá de casa. Na verdade, não importa muito o que se faz, e sim com quem se faz.
3) PRESENTES
O que menos importa é o valor financeiro. Você pode colher uma flor, comprar uma pizza, dar uma caixa de bombons etc. Para a pessoa que se sente amada nessa linguagem, estes simples gestos significam: "Ele(a) se lembrou de mim - pensou em mim".
Nesta linguagem, o que você faz fala mais alto. Lavar a louça do jantar vale mais do que aquela caixa de bombons finos que você comprou para ele(a); consertar a fechadura é mais importante do que levá-lo(a) ao cinema; levar o lixo para fora é mais relevante do que gravar músicas românticas.
5) TOQUE FÍSICOO importante é saber quando, como e onde tocar a pessoa. Exemplos: dar beijos em momentos que ele(a) não espera; colocar a mão em seu ombro em uma situação difícil; abraçá-lo(a) de forma aconchegante quando ele(a) sentir medo ou insegurança.




Nenhum comentário:
Postar um comentário